Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional
03 de Set, 2025
Por Thays Martins
Do RioMar Recife
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou que no primeiro semestre de 2025 Pernambuco liderou os índices de emissões da nova Carteira de Identidade (CIN), com mais de 48% sendo emitidos pelo público de até 19 anos. O ministério acredita que a causa da grande adesão entre o público juvenil é que muitos não tinham a documentação antiga e estão emitindo pela primeira vez a CIN.
A Carteira de Identidade Nacional surgiu da necessidade de unificar as informações de identificação dos cidadãos brasileiros, substituindo o antigo RG, que possuía um número diferente em cada estado.
A iniciativa ganhou força com o objetivo de aprimorar a segurança, eliminar fraudes, facilitar o acesso a serviços e garantir a identificação única de cada pessoa por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A CIN foi formalizada pela Lei nº 14.534/2023, que unificou o CPF como número de registro único, e sua emissão é gradual e voluntária.
Onde emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no RioMar Recife
No RioMar Recife, você pode emitir a CIN no Expresso Cidadão, localizado no Piso Térreo. A emissão da 1ª via da CIN é gratuita e o serviço é agendado através do site https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento. Após o agendamento, é necessário comparecer no Posto de atendimento mais próximo com Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com averbação (para pessoas casadas, viúvas, separadas ou divorciadas), além de levar o comprovante de agendamento. O tempo estimado de entrega é de 20 dias para os Expressos e 30 dias nos demais Postos.
Quais são os documentos necessários?
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com averbação (para pessoas casadas, viúvas, separadas ou divorciadas).
- Para pessoas brasileiras naturalizadas: Certificado de Naturalização ou cópia do Diário Oficial (DOU).
- Para pessoas portuguesas: Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres.
O que pode ser acrescentado na CIN?
A CIN permite que as pessoas interessadas possam incluir informações adicionais no documento, desde que apresentem documentos originais ou cópias autenticadas. As informações que podem ser incluídas são:
- Tipo sanguíneo e fator Rh (com exame assinado por profissional da saúde).
- Número de Identificação Social (NIS), Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
- Cartão Nacional de Saúde (CNS).
- Título de Eleitor.
- Identidade profissional de órgãos de classe (máximo de 3 registros).
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Certificado Militar (exceto identidade militar).
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
- Nome social, mediante solicitação por escrito.
- Condição de saúde específica, com laudo médico.
Importante: para incluir o nome social ou condição de saúde, é necessário verificar os requisitos no local de atendimento.